Erro na Linha: #6 :: Undefined index: language
/home/otzengenharia/otzengenharia.com/themes/wc_default/inc/header.php

Quem Somos

A OTZ Engenharia e o poder de um sonho

Por Dentro da OTZ - História

Há dois tipos de sonhos, o sonho que sonhamos quando dormimos e o sonho que sonhamos acordados. Esse último, geralmente, demanda muito esforço para ser concretizado. É justamente por toda a dedicação, renúncia, coragem e por todas as superações necessárias que tanta gente desiste dos seus sonhos antes mesmo de qualquer tentativa de sucesso.

 

A OTZ é um caso de sonho “sonhado acordado” que virou realidade, mas, como se esperava, não foi sem muita luta, trabalho de equipe e resiliência. A vida muitas vezes é uma montanha-russa. Quantas curvas e retas existem na vida? E quantos altos e baixos exigem um grande sonho?

 

A OTZ só existe hoje e realiza um trabalho relevante, tanto para os nossos colaboradores, quanto para os nossos clientes, como também para a sociedade, porque conseguiu aprender nas quedas. Um OTTIMIZA é sempre um otimista. Além de tudo, um OTTIMIZA supera grandes obstáculos porque demonstra conhecimento, habilidade e (sempre) atitude. Uma empresa é o resultado de esforços múltiplos e, sem dúvidas, a OTZ é aquilo que seus colaboradores fizeram e fazem, todos os dias, por ela. Entretanto, é impossível se falar da história da OTZ Engenharia sem falar do sonho de um homem.     

 

A história da OTZ Engenharia se iniciou com o sonho do seu fundador de criar uma empresa de engenharia multidisciplinar de excelência, que impactasse positivamente a vida das pessoas. Marcelo sonhava acordado e sonhava alto. Esse sonho começa a sua materialização em fevereiro de 2002, com a criação da OTTIMIZA Engenharia. A partir dessa data, vários líderes compartilharam esse sonho e colaboram com o desenvolvimento da empresa e com o cultivo de uma cultura forte apropriada para uma empresa de engenharia, que chamamos de DNA OTZ.

 

Hoje esse sonho é de diversas pessoas, as quais são chamadas de OTTIMIZAs. Desde a sua criação, a OTZ Engenharia vem provando ser uma empresa sólida e reconhecida no segmento de projetos de engenharia, entretanto, falando assim, parece que tudo foi fácil e que a estrada do sucesso foi sempre asfaltada e bem sinalizada. Mas, não foi nada fácil ou simples. A montanha-russa sempre foi uma das obras constantes da OTZ e, por isso, nunca lhe faltaram curvas sinuosas, nem altos e baixos exigentes.

 

Entre 2002 e 2015, por exemplo, a OTZ viveu de CAPEX, que é investimento em novos empreendimentos.  Após esse período, por conta de reveses no campo político e econômico, alguns profissionais que tiveram grande papel na OTZ acabaram tendo que se afastar das suas funções. Foi um período de “deserto” e uma fase na qual aprendemos que desertos não são lugares para erigir moradas. Deserto precisa ser atravessado.

 

Os anos entre 2015 e 2017, a lição havia sido aprendida e atravessamos esse deserto sem sequelas. A vida tem dessas coisas, muitas vezes os momentos difíceis existem para nos propor novos olhares e práticas inovadoras. A crise deve ser um momento de união e de criatividade. Foi o que aprendemos. É lógico que não há crescimento sem lágrimas, mas há também muitos sorrisos, risos e abraços. 

 

A internacionalização que se deu desde então na OTZ é um exemplo de coragem e de recurso criativo como resposta às crises. O caráter financeiro conservador da OTZ foi uma das nossas estratégias que permitiu à OTZ atravessar as crises que existiram no seu período de existência com mais tranquilidade.

 

Você – que está acompanhando esse relato – pode estar se perguntando sobre a funcionalidade de saber de tudo isso e de toda essa história. É importante que saiba que os valores de uma empresa não estão apenas nos seus manuais de conduta nem nos seus propósitos e missões. Os valores de uma empresa e, em especial, na OTZ, reside nas suas narrativas. Valores estampados nas paredes e manuais de conduta aceitam quaisquer afirmativas. A vida, por sua vez, não. Afinal, uma coisa é o que se diz. Outra, o que se vive. Na OTZ, o que importa é a atitude, a práxis, a realidade, sem demagogias ou promessas vazias.

 

 A OTZ nasceu de um sonho “sonhado acordado”. O sonho do menino Marcelo cresceu com ele. Agora é muito maior, mas a vantagem é que ele também pode ser um sonho seu. Juntos podemos transformar nossos sonhos em realidade.